Educação Patrimonial no Recife: o desuso dos lugares da memória como espaços educativos

Autores

  • Diego Gomes dos Santos UFRPE
  • Ricardo de Aguiar Pacheco UFRPE

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural. Diversidade cultural. Ensino de história.

Resumo

A sociedade contemporânea cobra da escola um diálogo cada vez mais profundo com os processos de formação cultural. Seja no uso de novas ferramentas de ensino, seja na valorização dos saberes locais, o que se espera é que os seus professores evidenciem a diversidade cultural ao passo que valorizem os bens culturais da comunidade com que trabalham. Entrevistando um grupo de professores que atuam em Recife, PE – região rica em museus e sítios arqueológicos – buscamos identificar como os bens culturais são percebidos e inseridos na sua prática pedagógica. Nossa observação aponta para a precariedade da formação inicial destes professores tanto para perceber como para utilizar os bens culturais em sua prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Gomes dos Santos, UFRPE

Graduado em Licenciatura em História na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e pós-graduado no curso de especialização de Coordenação Pedagógica da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Atualmente é mestrando em História Social da Cultura Regional na UFRPE e pesquisador pela empresa de fomento FACEPE. Foi estagiário no Museu da Cidade do Recife na área de Educação Patrimonial. Atuou como bolsista de Extensão no Memorial da UFRPE e como bolsista PIBIC com o projeto "Desenvolvimento Institucional da UFRPE". Foi também bolsista PIBID participando do projeto "Educação, Memória e Patrimônio Histórico" e bolsista como monitor do Projeto Expondo Cultura: patrimônio arqueológico de Pernambuco. Pesquisa sobre os seguintes temas: políticas culturais, patrimônios culturais e Educação Patrimonial.

Ricardo de Aguiar Pacheco, UFRPE

Possui Licenciatura (1994), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em História pela UFRGS. É Professor Adjunto da UFRPE na Área de Métodos e Técnicas de Ensino e no PPG História Social da Cultura. Tem experiência de ensino e de pesquisa na área de História, com ênfase em História do Brasil, Ensino de História e Patrimônio Histórico. Atua principalmente com os temas: representações e práticas sociais, cidadania, identidade social, cultura política, patrimônio histórico e ensino de história. Atualmente desenvolve o projeto de ensino, pesquisa e extensão "Memorial da UFRPE: Educação, Memória e Patrimônio Histórico" e coordena o "Observatório do Ensino de História em Pernambuco" (Bolsista CAPES).

Downloads

Publicado

27-05-2015

Como Citar

SANTOS, D. G. dos; PACHECO, R. de A. Educação Patrimonial no Recife: o desuso dos lugares da memória como espaços educativos. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 14, n. 33, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/4551. Acesso em: 25 abr. 2024.