Memórias e narrativas políticas: influências da literatura memorialística na produção acadêmica da História do Rio Grande do Norte pós-1945

Autores

  • Jailma Maria Lima UFRN

Palavras-chave:

História política, literatura memorial, produção acadêmica, Rio Grande do Norte

Resumo

A literatura memorial produzida no Rio Grande do Norte sobre o período de 1945 a 1964 compõe-se, principalmente, das obras de autores que são referência no estado, atuantes na política local, e até nacional, a partir das décadas de 1920/30. Eles publicaram memórias, discursos parlamentares e depoimentos orais. Tais livros vieram a público durante o regime militar, porém, em contextos políticos diferenciados e nos quais interessava aos autores dar explicações e criar imagens das suas atuações e opções políticas. Tais escritos memorialísticos refletem-se na produção acadêmica sobre a história do Rio Grande do Norte do período abordado. Neste sentido, o artigo versa sobre histórias contadas por políticos norteriograndenses e reforçadas pela literatura acadêmica. Assim, com base nos escritos autobiográficos, memorialísticos e acadêmicos traçamos um perfil sobre como se narra a história do Rio Grande do Norte no período de 1945 a 1964. Refletir sobre essa produção é fundamental para que novas histórias emerjam, influenciadas pelos marcos teórico-metodológicos das chamadas Nova História Política e Nova História Cultural. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jailma Maria Lima, UFRN

Doutora em História, Departamento de História do ceres.

Downloads

Publicado

28-04-2014

Como Citar

LIMA, J. M. Memórias e narrativas políticas: influências da literatura memorialística na produção acadêmica da História do Rio Grande do Norte pós-1945. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 14, n. 32, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/5158. Acesso em: 19 abr. 2024.