A feijoada no Brasil e o bacalhau em Portugal: a construção da comida como identidade cultural

Autores

  • Ariza Maria Rocha UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Palavras-chave:

Identidade cultural, comida, território

Resumo

Como uma determinada comida torna-se identidade de um país? Ou seja, enfocando a questão apenas em dois países, indago: como o bacalhau, em Portugal, e a feijoada, no Brasil, foram veiculados para manifestar a identidade nacional? Neste estudo busco compreender de que forma construiu-se representações de práticas alimentares, a exemplo do bacalhau e da feijoada, respectivamente, no território português e brasileiro, que buscaram dar visibilidade à constituição identitárias. Trata-se de um estudo bibliográfico em que apoiei nos seguintes autores: Garrido (2001), Ferreira (2006), Sobral (2011), Braga (2012), Sobral e Rodrigues (2013) para tratar da relação dos portugueses com o bacalhau e, no que diz respeito aos brasileiros e a feijoada privilegiei os autores Ditadi, (1998), Elias (2010), Narloch, (2009), Botelho, (2011), El Kareh (2012), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariza Maria Rocha, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Departamento de Educação Física, 

Área Saúde

Downloads

Publicado

17-10-2015

Como Citar

ROCHA, A. M. A feijoada no Brasil e o bacalhau em Portugal: a construção da comida como identidade cultural. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 15, n. 35, p. 224–243, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/6210. Acesso em: 19 abr. 2024.