A feijoada no Brasil e o bacalhau em Portugal: a construção da comida como identidade cultural
Palavras-chave:
Identidade cultural, comida, territórioResumo
Como uma determinada comida torna-se identidade de um país? Ou seja, enfocando a questão apenas em dois países, indago: como o bacalhau, em Portugal, e a feijoada, no Brasil, foram veiculados para manifestar a identidade nacional? Neste estudo busco compreender de que forma construiu-se representações de práticas alimentares, a exemplo do bacalhau e da feijoada, respectivamente, no território português e brasileiro, que buscaram dar visibilidade à constituição identitárias. Trata-se de um estudo bibliográfico em que apoiei nos seguintes autores: Garrido (2001), Ferreira (2006), Sobral (2011), Braga (2012), Sobral e Rodrigues (2013) para tratar da relação dos portugueses com o bacalhau e, no que diz respeito aos brasileiros e a feijoada privilegiei os autores Ditadi, (1998), Elias (2010), Narloch, (2009), Botelho, (2011), El Kareh (2012), entre outros.Downloads
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