A feijoada no Brasil e o bacalhau em Portugal: a construção da comida como identidade cultural

Autores/as

  • Ariza Maria Rocha UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Palabras clave:

Identidade cultural, comida, território

Resumen

Como uma determinada comida torna-se identidade de um país? Ou seja, enfocando a questão apenas em dois países, indago: como o bacalhau, em Portugal, e a feijoada, no Brasil, foram veiculados para manifestar a identidade nacional? Neste estudo busco compreender de que forma construiu-se representações de práticas alimentares, a exemplo do bacalhau e da feijoada, respectivamente, no território português e brasileiro, que buscaram dar visibilidade à constituição identitárias. Trata-se de um estudo bibliográfico em que apoiei nos seguintes autores: Garrido (2001), Ferreira (2006), Sobral (2011), Braga (2012), Sobral e Rodrigues (2013) para tratar da relação dos portugueses com o bacalhau e, no que diz respeito aos brasileiros e a feijoada privilegiei os autores Ditadi, (1998), Elias (2010), Narloch, (2009), Botelho, (2011), El Kareh (2012), entre outros.

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Biografía del autor/a

Ariza Maria Rocha, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Departamento de Educação Física, 

Área Saúde

Publicado

17-10-2015

Cómo citar

ROCHA, A. M. A feijoada no Brasil e o bacalhau em Portugal: a construção da comida como identidade cultural. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 15, n. 35, p. 224–243, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/6210. Acesso em: 5 jul. 2024.