A feijoada no Brasil e o bacalhau em Portugal: a construção da comida como identidade cultural
Palabras clave:
Identidade cultural, comida, territórioResumen
Como uma determinada comida torna-se identidade de um país? Ou seja, enfocando a questão apenas em dois países, indago: como o bacalhau, em Portugal, e a feijoada, no Brasil, foram veiculados para manifestar a identidade nacional? Neste estudo busco compreender de que forma construiu-se representações de práticas alimentares, a exemplo do bacalhau e da feijoada, respectivamente, no território português e brasileiro, que buscaram dar visibilidade à constituição identitárias. Trata-se de um estudo bibliográfico em que apoiei nos seguintes autores: Garrido (2001), Ferreira (2006), Sobral (2011), Braga (2012), Sobral e Rodrigues (2013) para tratar da relação dos portugueses com o bacalhau e, no que diz respeito aos brasileiros e a feijoada privilegiei os autores Ditadi, (1998), Elias (2010), Narloch, (2009), Botelho, (2011), El Kareh (2012), entre outros.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.