Proposta de estudo da História Indígena analisando a trajetória de uma liderança: o caso de Sepé Tiaraju
Palavras-chave:
História IndígenaResumo
O artigo trata de uma sugestão para o Ensino da História Indígena nos níveis Fundamental e Médio visando uma participação maior das populações nativas na nossa educação. É o momento de nos focarmos na ação e de avaliarmos os indígenas como os protagonistas da própria História. Dessa maneira, sugiro partir de indivíduos que foram determinantes no processo da relação entre nativos e ocidentais, sobretudo em momentos de enfrentamento e crise. Para tanto, escolho a figura de Sepé Tiaraju como exemplo, uma liderança guarani da revolta contra as determinações do Tratado de Madri.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.