Proposta de estudo da História Indígena analisando a trajetória de uma liderança: o caso de Sepé Tiaraju

Autores/as

  • Rafael Burd Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

História Indígena

Resumen

O artigo trata de uma sugestão para o Ensino da História Indígena nos níveis Fundamental e Médio visando uma participação maior das populações nativas na nossa educação. É o momento de nos focarmos na ação e de avaliarmos os indígenas como os protagonistas da própria História. Dessa maneira, sugiro partir de indivíduos que foram determinantes no processo da relação entre nativos e ocidentais, sobretudo em momentos de enfrentamento e crise. Para tanto, escolho a figura de Sepé Tiaraju como exemplo, uma liderança guarani da revolta contra as determinações do Tratado de Madri.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

17-10-2015

Cómo citar

BURD, R. Proposta de estudo da História Indígena analisando a trajetória de uma liderança: o caso de Sepé Tiaraju. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 15, n. 35, p. 69–86, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7847. Acesso em: 21 nov. 2024.