Moda e gênero: o vestuário sexualizado no New Look de Christian Dior (anos 1950)

Autores

  • João Quintino Medeiros Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Moda. Gênero. Christian Dior. New Look. Vestuário sexualizado.

Resumo

O texto reflete sobre a relação entre moda e gênero, em que se considera a contribuição daquela para a construção das identidades de gênero. Assim, busca-se entender tal conexão num momento específico da História da Moda, o tempo de voga do chamado New Look, de Christian Dior, criado em 1947 e perdurando ao longo dos anos 1950, com reflexos na década seguinte. A silhueta pretendida pelo equilíbrio busto-cintura-quadril coadunava-se com um ideal de mulher buscado no pós-Segunda Guerra Mundial: o de mãe e esposa. Amparada por uma tipologia de fontes a incluir fotografias, impressos, depoimentos orais e um vestido de época, a pesquisa procurou vestígios da imitação da moda francesa no município de São João do Sabugi, localizado na região do Seridó, Estado do Rio Grande do Norte. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Quintino Medeiros Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em História (1988), Especialista em História do Nordeste pela UFRN (2003) e Mestre em História pela UFCG (2014). Professor do Curso de História da UFRN - CERES.

Downloads

Publicado

03-02-2016

Como Citar

MEDEIROS FILHO, J. Q. Moda e gênero: o vestuário sexualizado no New Look de Christian Dior (anos 1950). Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 16, n. 37, p. 10–36, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8174. Acesso em: 29 maio. 2024.