Os Cravos da Morte na cidade Jardim: a Procissão Dos Passos em Estância, Sergipe (1850-1920)
Keywords:
religiosidade, Festa, procissão, HistóriaAbstract
A Procissáo dos Passos é considerada uma das principais celebrações do período quaresmal. Marcada por fortes traços da teatralidade barroca, a solenidade foi alvo de registro de memorialistas, constituindo um relevante lócus documental sobre a religiosidade e das principais cidades de Sergipe. Esse trabalho tem foco a Procissáo dos Passos na cidade de Estância no período entre o final do século XIX e início do XX. O propósito desse estudo é compreender as diferentes representações inerentes à celebraçáo a partir de seus elementos de teatralidade. A procissáo que em algumas cidades possuía características penitenciais, em Estância era uma ocasiáo de demonstrar o prestígio social da elite local. Utilizando como fonte os registros de memorialistas como Gilberto Amado e artigos publicados nos jornais de Estância e Aracaju, esse estudo tenta reconstituir os cenários e episódios que marcaram as solenidades da semana santa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.