Da Nova História à metaficção historiográfica: a gênese de Blimunda
Keywords:
Metaficção historiográfica, Nova história, BlimundaAbstract
Blimunda é protagonista do Memorial do convento, romance de metaficçáo historiográfica de José Saramago, publicado em 1982, cuja narrativa se passa no século XVIII, período em que viajantes estrangeiros escreveram sobre as impressões de suas viagens a Portugal. A personagem constitui-se como duplo paródico de Mme Pedegache, uma dama portuguesa, casada com um francês, que figura nas narrativas de viajantes estrangeiros. Considerando que uma das características da metaficçáo historiográfica é o caráter paródico que a intertextualidade assume (HUTCHEON, 1982), parto da leitura da obra de José Saramago e estabeleço o diálogo com o historiador Georges Duby, evidenciando as afinidades entre a metaficçáo historiográfica e a nova história, a fim de refletir sobre a construçáo de Blimunda cuja gênese está em textos do passado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.