Inovações militares na Cartago helenística, da expedição de Agátocles à invasão romana durante a Primeira Guerra Púnica
Keywords:
Cartago, Guerra, Agátocles, Guerras Púnicas, GeneralatoAbstract
Cartago náo era um Estado que recusava sempre o confronto em terra firme. Para começar, os cartagineses deixaram suas intenções muito claras na Sicília por meio de ações militares sérias, apoiadas por mercenários. Havia também um exército cívico disponível na África, aparentemente infantaria pesadamente armada, no caso de perigo real para a cidade. As fontes, contudo, enfatizaram a covardia cartaginesa contra gregos da Sicília e romanos (ambos bravos por natureza), o que pode nos levar a ignorar como as forças terrestres cartaginesas mudaram durante tais guerras. Este artigo se debruça sobre esse tema, e tenta apresentar um relato coerente de como o pensamento militar evoluiu entre os cartagineses nos primórdios do período helenístico.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.