A religiosidade em Pompeia: Memória, sentimentos e diversidade
Keywords:
Pompeia, Pinturas, Memórias, Sexualidade, ReligiosidadeAbstract
No presente artigo propomos refletir acerca de dois grandes desafios que, de uma maneira ou de outra, tangenciam nossas pesquisas enquanto estudiosas do mundo romano: quais memórias sobre o passado romano estamos construindo e qual sua importância para nós que vivemos em um contexto brasileiro em pleno século XXI, permeado de tantos conflitos religiosos e de gênero. Para tanto, optamos por apresentar um debate acerca das pinturas parietais de Pompeia, focando em algumas imagens que mesclam religiosidade e sexualidade. O que esperamos, com essa abordagem, é chamar atençáo para a potencialidade de Pompeia tanto como um lugar de memória da diversidade cultural romana como de fruiçáo da relaçáo entre eu e o outro, entre presente e passado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.