A denúncia do francês e o plano do jurista: Rui Barbosa e a leitura de André Chéradame.
Keywords:
História da leituraAbstract
Quando a Primeira Guerra Mundial eclodiu na Europa, o Brasil, apesar de encontrar-se do outro lado do Atlântico, sofreu o seu impacto. Para além da oscilaçáo do preço do café, o conflito iniciado em 1914 impressionou os intelectuais brasileiros, quer pela contestaçáo do modelo europeu de civilizaçáo e progresso, quer pela reflexáo do posicionamento e importância do Brasil na geopolítica da época. Em especial, a um advogado baiano, que se tornou uma das principais figuras da discussáo suscitada pela Grande Guerra no Brasil. O presente trabalho propõe-se a uma breve reflexáo acerca da apropriaçáo de Rui Barbosa da obra do cientista político francês André Chéradame acerca do pangermanismo, no contexto do debate intelectual que antecedeu a entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.