Raça e colonialismo: o lugar da França na crise política haitiana
Keywords:
Raça, Colonialismo, HaitiAbstract
Este artigo faz uma breve reflexáo acerca da imagem que a ocupaçáo francesa (anterior à MINUSTAH, força de estabilizaçáo civil da ONU liderada pelo Brasil) ocupa no imaginário dos líderes anti-Aristide que vêem a França como alteridade total ao Haiti, através das oposições do colonialismo e da raça. Partindo deste suposto, o artigo compara a dificuldade deste grupo de oposiçáo política em transitar entre as categorias negro/branco à mesma dificuldade presente no pensamento social haitiano, especificamente através da obra clássica de Jean Price-Mars Ainsi Parla L'Oncle.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.