Igrejas e irmandades da freguesia de Santana, Salvador - BA
espaço, memória e identidade
Abstract
Este artigo trata dos diferentes usos e significados de um monumento, a Igreja do Santíssimo Sacramento e Sant’Ana, construído para funções religiosas em Salvador - Ba, no século XVIII. Porém, clérigos e leigos reunidos na irmandade de mesmo nome, responsáveis pela sua manutenção, incorporaram a defesa do seu patrimônio, recorrendo, inclusive, à memória de eventos políticos e a uma personalidade histórica como elementos que justificam a preservação do espaço, assim como sua memória e identidade. Para essa análise, apresentamos as irmandades religiosas da freguesia de Santana que, naquele espaço, criaram e fortaleceram laços de religiosidade, identidade e sociabilidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Mneme - Revista de Humanidades
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.