De tragédias í Tragédia: violência doméstica, denúncia e função social das Delegacias da Mulher
Keywords:
Violência doméstica, Delegacias da Mulher, TragédiaAbstract
Utilizando as Tragédias de Medéia e Antígona, o artigo propõe analisar a açáo das mulheres que sofrem violência doméstica e registram queixa contra o agressor nas Delegacias da Mulher, enfatizando os modos de resistência feminina e a publicizaçáo dos conflitos familiares, ao se dirigirem ao espaço público. Sugere que a denúncia, nestas situações, aparece como açáo estratégica, náo necessariamente consciente ou racional, mas como dispositivo que é acionado junto a um órgáo policial muito legitimado entre as classes populares no Brasil, como instrumento para contençáo da violência ou como mediaçáo na garantia de direitos sociais e individuais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.