Caminhos e descaminhos do tabaco na economia colonial
Keywords:
Tabaco, Campesinato, Economia colonialAbstract
Abordamos os estudos sobre aquelas lavouras em pequena escala que medraram à sombra da produçáo açucareira na América portuguesa: de um lado, a lavoura de alimentos, voltada para o abastecimento interno; de outro, a produçáo de tabaco, desde o início do séc. XVIII, náo raro associada à de subsistência e fazendo uso de escravos, no Recôncavo baiano e no litoral e zona da mata da capitania de Pernambuco. Nosso ponto central reside na conexáo entre a pequena lavoura e a reproduçáo da economia escravista colonial, de forma que o entendimento do caráter preciso daquela torna-se fundamental no esclarecimento desta questáo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.