As edições clima (1978-1997) e suas condições de enunciação: considerações sobre funções discursivas e amizade
Abstract
Este artigo apresenta algumas considerações sobre um aspecto das condições de enunciação da CLIMA, editora que funcionou na cidade de Natal entre os anos de 1978 e 1997 sob o comando do jornalista, livreiro e editor Carlos Lima (1943-1997). Durante sua existência, a editora CLIMA publicou 195 títulos de autores norte-rio-grandenses, sendo, assim, um dispositivo fundamental na cultura livresca e literária local. Como recorte de uma pesquisa maior em andamento e com base em entrevistas semiestruturadas, relatos da imprensa e informações paratextuais (GENETTE, 2009) das edições, o objetivo do artigo é refletir sobre o exercício das formas-sujeito (FOUCAULT, 1995) atuantes no campo discursivo editorial a partir de um aspecto: a amizade. Compreendida como uma das muitas formas da cultura de si (FOUCAULT, 2005), a amizade pode ser compreendida como um dos ritos genéticos (MAINGUENEAU, 2001) que possibilitaram a emergência discursiva das edições CLIMA.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Cellina Rodrigues Muniz
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.