ESCRAVOS E LIBERTOS ENQUANTO SUJEITOS NA ANÁLISE DO PROCESSO ABOLICIONISTA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
Abstract
Para entender as novas concepções da educação brasileira e a função da escola na conjuntura atual, faz-se necessário uma releitura sobre as produções destinadas a instrução básica. Um tema relevante que deve ser abordado e analisado é a presença dos africanos e seus descendentes nos livros didáticos, pois propiciam a transformação da sociedade, fomenta o exercício da cidadania, além de resgatar valores e identidades dos povos que contribuíram para a formação deste país, libertando-a da visão ultrapassada sobre a História do Brasil. O presente trabalho propõe compreender o processo abolicionista no Brasil a partir dos diversos aspectos e argumentos significativos que na educação básica estão omitidos ou descaracterizados. A produção dos livros didáticos precisa estar de acordo com as novas perspectivas de estudo a fim de possibilitar discussões similares entre educação básica e o conhecimento acadêmico. A historiografia tem se debruçado em releituras sobre a história e cultura dos africanos e seus descendentes no país, fundamental para analisar a forma como estes sujeitos estão presentes nos materiais produzidos com destino à educação básica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.