A fotografia como escrita do urbano: um olhar sobre Jardim do Seridó
Keywords:
Fotografia, Jardim do Seridó/RN, ImaginárioAbstract
A imagem fotográfica se instala como campo alternativo para a construçáo, elaboraçáo, (re) elaboraçáo e percepçáo da paisagem. Nesse contexto, objetivouse aqui promover a compreensáo da paisagem citadina de Jardim do Seridó/RN por meio da "leitura" do texto simbólico construído a partir da sua representaçáo fotográfica composta no período entre 1950-1980 por José Modesto de Azevedo, fotógrafo jardinense, conhecido mais comumente pelo codinome de "Zé Boinho". Desse modo, a narrativa fotográfica do espaço urbano jardinense construída por Zé Boinho constitui-se em um elemento primordial para o entendimento de como a paisagem se constitui enquanto representaçáo simbólica instituída pela bagagem cultural de quem a significa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.