Práticas funerárias dos grupos ceramistas pré-históricos do sítio Serra do Evaristo I, município de Baturité, Ceará
Keywords:
Práticas Funerárias. Grupos ceramistas. Serra do EvaristoAbstract
Todas as sociedades adotam algum procedimento para dar um destino aos seus mortos. Esses procedimentos envolvem ações realizadas na preparação do morto e na destinação final do seu corpo. Em algumas sociedades, as práticas envolvem complexos e extensos rituais. Compartilhando da ideia que os vestígios funerários constituem os remanescentes dos rituais funerários, este artigo apresenta a caracterização das práticas funerárias dos grupos ceramistas do sítio pré-histórico Serra do Evaristo 1, localizado no Município de Baturité, norte do Ceará, Brasil. O estudo foi realizado por meio da análise dos remanescentes ósseos de seis deposições funerárias e da caracterização das práticas funerárias. Como resultados são apresentados elementos de recorrência que caracterizam as práticas funerárias naquele sítio como o enterramento individual e primário, e o uso de vasilhas cerâmicas com a função de urna funerária.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.