José Francisco Leal (1744-1786): brasileiro e primeiro professor de matéria médica e arte farmacêutica na Faculdade de Medicina após a reforma pombalina da Universidade de Coimbra
Keywords:
José Francisco Leal. Universidade de Coimbra. Matéria Médica e Arte Farmacêutica. Medicina. Século XVIIIAbstract
José Francisco Leal foi o primeiro professor da disciplina de Matéria Médica e Arte Farmacêutica após a reforma pombalina da Universidade de Coimbra (1772). Nasceu no Rio de Janeiro e faleceu em Coimbra. Realizou a sua formação médica na Universidade de Coimbra e no estrangeiro e integrou a convite do Marquês de Pombal o primeiro quadro de professores após a reforma da Universidade de 1772. Neste estudo os autores abordam a importância da reforma pombalina da Universidade, em particular os estudos médicos. Incidem em particular na vertente da matéria médica e arte farmacêutica. Posteriormente fazem uma breve biografia de José Francisco Leal salientando a edição póstuma da obra Instituições ou Elementos de Farmácia publicada em 1792. Os autores salientam a articulação entre José Francisco Leal e o espírito experimental que revestiu a reforma pombalina dos estudos médicos de 1772.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.