O Rio de Janeiro e a Guanabara nos anos 1970
Keywords:
Estado do Rio de Janeiro, Estado da Guanabara, Chagas Freitas, Amaral Peixoto, clientelismoAbstract
O objetivo deste artigo é analisar o impacto da fusáo dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, ocorrida em 1974, na política estadual fluminense. Para isso, analisaremos o processo de fusáo para, em seguida, estudar como ocorreu a disputa pelo controle do diretório estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), a partir do momento em que a unificaçáo dos diretórios confrontou duas correntes políticas distintas e antagônicas entre si no interior do novo MDB fluminense: o chaguismo, liderado por Chagas Freitas e o amaralismo, liderado por Amaral Peixoto.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.