Para uma (cons)Ciência Arqueológica 1: Uma contextualização de ideias.
Palabras clave:
Filosofia, Ciência, Modernismo, Pós-Modernismo, Sociedade,Resumen
O presente artigo se constitui no primeiro de uma série de publicações que abordam as correntes de pensamento nas ciências humanas e sociais, em especial na arqueologia. O objetivo desse primeiro trabalho é apresentar de forma sucinta e didática o surgimento e a influência de alguns pressupostos filosóficos e de seus contextos sociais no desenvolvimento de formas de pensar que alteraram a organização social ao mesmo tempo em que foram também influenciados pelo contexto em que estavam inseridos. Para tanto, a pesquisa consiste de uma revisão sucinta dos preceitos filosóficos desde a lógica aristotélica e sua importância para a criação do método científico até as características da pós-modernidade e suas críticas ao modelo científico iluminista. Nesse sentido, considerando o desenvolvimento da ciência como grande impulsionador de mudança social, a pesquisa aborda tanto os preceitos que permitiram seu desenvolvimento, quanto críticas que foram feitas a esses pressupostos, atentando também para as alterações sociais em que ocorreram.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Mneme - Revista de Humanidades
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.