A educação nos sertões do Rio Grande do Norte:
o olhar de José de Azevêdo Dantas (1910-1920)
Resumen
O presente artigo tem como finalidade estabelecer um diálogo sobre a educação nos sertões do Rio Grande do Norte, sob o olhar de José de Azevêdo Dantas e como aquela pode contribuir para o desenvolvimento social e espacial da referida área sertaneja. Para atingir o objetivo recorreu ao uso do Jornal O Momento escrito por José de Azevêdo Dantas. E o Jornal O Povo redigido pelos republicanos da cidade de Caicó, como meios de elencar com era vista, pensada e praticada a educação no sertão do dito Estado. Por meio da análise das fontes em conjunto com a bibliografia especializada sobre a temática educação para o período da primeira metade do século XX pode-se perceber que aquela era uma meio pelo qual os sertanejos puderam entender o espaço no qual vivia e a partir daí, passaram a empregar técnicas para o desenvolvimento da região em que moravam, como também, um veículo para se manter em contato com as ideias modernizantes que tomavam conta do Brasil nessa primeira fase do republicanismo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.