“Sertão,” indígenas e negros na construção da identidade nacional brasileira:
Varnhagen e Capistrano de Abreu
Resumen
O presente artigo busca desenvolver discussões acerca dos discursos sobre a categoria de sertão e a construção da identidade nacional na historiografia brasileira do século XIX. Essa reflexão tem como suporte de análise a produção historiográfica de dois renomados historiadores brasileiros: Varnhagen e Capistrano de Abreu. Assim analisa-se os discursos empreendidos por esses autores e também a posição dos mesmos em relação a construção da identidade nacional brasileira
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.