Dior no Seridó

o mimetismo da moda nas fronteiras entre o global e o local (sertão potiguar, anos 1950)

Autores/as

  • João Quintino Medeiros Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumen

O artigo ora lido tenta condensar aquilo que se escreveu como resultado da pesquisa desenvolvida ao longo do Mestrado em História, Cultura e Sociedade, na Universidade Federal de Campina Grande, concluído no ano de 2014. O estudo busca a relação entre o estilo New Look, criado em Paris, e a moda usada pelas mulheres do sertão potiguar, região Nordeste do Brasil, especificamente no município de São João do Sabugi, nos anos 1950. Partindo de uma variada tipologia de fontes – iconográficas, impressas, orais e materiais – lidas em sua horizontalidade, a pesquisa sugere que o estilo de vestir construído por Christian Dior sofreu adaptações no lugar sertanejo, decorrentes tanto do gosto local quanto das circunstâncias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Quintino Medeiros Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em História (1988) e Especialista em História do Nordeste pela UFRN (2003) pela UFRN. Professor do Curso de História da UFRN - CERES.

Publicado

09-10-2023

Cómo citar

MEDEIROS FILHO, J. Q. Dior no Seridó: o mimetismo da moda nas fronteiras entre o global e o local (sertão potiguar, anos 1950). Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 20, n. 43, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/15972. Acesso em: 8 jul. 2024.