Dior no Seridó
o mimetismo da moda nas fronteiras entre o global e o local (sertão potiguar, anos 1950)
Resumen
O artigo ora lido tenta condensar aquilo que se escreveu como resultado da pesquisa desenvolvida ao longo do Mestrado em História, Cultura e Sociedade, na Universidade Federal de Campina Grande, concluído no ano de 2014. O estudo busca a relação entre o estilo New Look, criado em Paris, e a moda usada pelas mulheres do sertão potiguar, região Nordeste do Brasil, especificamente no município de São João do Sabugi, nos anos 1950. Partindo de uma variada tipologia de fontes – iconográficas, impressas, orais e materiais – lidas em sua horizontalidade, a pesquisa sugere que o estilo de vestir construído por Christian Dior sofreu adaptações no lugar sertanejo, decorrentes tanto do gosto local quanto das circunstâncias.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Mneme - Revista de Humanidades
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.