"Fora da higiene não há salvação": a disciplinarização do corpo pelo discurso médico no Brasil Republicano
Palabras clave:
História Republicana, Corpo, Higiene, DisciplinaResumen
Este artigo aborda o momento republicano brasileiro (1889-1930) e a instauraçáo de verdades sobre o corpo familiar, visando a construçáo de homens e de mulheres "ideais" à pátria que ora se republicanizava. Para tanto, muitos dispositivos de poder foram utilizados para disciplinar o corpo e a mente do cidadáo brasileiro, sendo o discurso médico um dos saberes que em muito contribuiu para a cristalizaçáo da imagem do "bom cidadáo".
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.