Territorialidade do voto e reforma urbana: possíveis liames
Palabras clave:
Voto, Territorialidade, Reforma urbanaResumen
O trabalho em pauta examina as possíveis articulações entre a territorialidade do voto e a agenda política da reforma urbana brasileira. O voto tem seguido padrões que váo desde um comportamento ideológico e representativo até o oposto, que é reforçado pelo voto personalista e de base clientelista. Por seu turno, o projeto de reforma urbana tem uma agenda a ser cumprida, pois, desde o marco inicial do movimento - o seminário de Petrópolis, em 1963 - e o marco maior de divulgaçáo e repercussáo - a elaboraçáo e coleta de assinaturas de emendas populares para a Constituinte de 1988 -, inúmeros problemas urbanos têm surgido, agravando conflitos e ampliando a crise das cidades brasileiras. Ao ligar a territorialidade do voto ao projeto de reforma urbana brasileiro, chegamos a algumas conclusões, mesmo que parciais, devido às poucas experiências concretas mencionadas no corpus do trabalho, de que os votos de alguns cidadáos brasileiros, no curso dos últimos tempos, vêm sendo manisfestados em sintonia com o ideário de governantes que têm primado por um melhor planejamento e gestáo dos espaços urbanos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.