Ideologia, dominação e discurso de gênero: reflexões possíveis sobre a discriminação da vítima em processos judiciais de estupro
Palabras clave:
Discriminação, Discurso, GêneroResumen
A proposta desse trabalho é contribuir para a utilizaçáo da categoria gênero na análise do discurso jurídico, a partir da análise de processos judiciais de estupro (1995-2000). O saber jurídico seria entáo, considerado enquanto prática discursiva de diferenciaçáo social entre indivíduos, atravessadas por discursos de gênero, classe e etnia. Estes discursos se constituem no interior de relações sociais de poder, se consolidam enquanto continuidades históricas, mas também se alteram, se deslocam, se modificam em um processo ininterrupto de lutas e embates.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.