O direito e o costume: mulheres brancas entre representações e práticas no século XVIII
Palabras clave:
Direito, Gênero, Colônia, CostumeResumen
Este artigo propõe o confronto entre as interpretações sobre as representações que o direito português no antigo Regime atribuiu às mulheres e as práticas empreendidas pelas colonas na busca da manutençáo do patrimônio familiar e da coesáo social, no espaço do Pernambuco colonial. Para tanto, percorreremos, através da historiografia produzida sobre as mulheres, as versões do feminino no espaço colonial e analisaremos as possibilidades para o estudo recente da temática na perspectiva do direito e da atuaçáo das mulheres na soluçáo de suas demandas e em seu próprio nome.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.