Possibilidades de pesquisa com fontes criminais: o caso de Silvina, surrada no sítio Caridade, sertão do Rio Grande do Norte, em 1877
Palabras clave:
História cultural, Fontes criminais, Seca de 1877Resumen
O ensaio aborda a história de Silvina, costureira que foi surrada por dois homens vestidos de mulher, a mando de uma fazendeira, em plena seca de 1877, no sítio Caridade, sertáo do Rio Grande do Norte. Perscrutando acerca das razões do crime, contidas nos depoimentos das testemunhas, aborda as possibilidades de pesquisa em História Cultural que as fontes criminais (inquéritos policiais e processos-crime) oferecem ao historiador, com a utilizaçáo do método indiciário difundido por Carlo Ginzburg.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.