O USO DAS MÍDIAS NA ESCOLA PARA A DISSEMINAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Resumen
O presente estudo refere-se ao Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Mídias na Educação oferecido pela Universidade Federal de Ouro Preto/MG em 2011. Tem como objetivo primordial viabilizar a interface do uso das mídias com o ensino da cultura afro-brasileira. Para tanto, um levantamento bibliográfico se fez necessário para uma compreensão do panorama dessa questão no Brasil, de modo a ajudar também na elaboração de formas de intervenção no âmbito educacional. Como aporte teórico utilizou-se estudos sobre as relações étnico-raciais no Brasil como os de Munanga (2000) e aqueles que defendem o uso das mídias no cotidiano escolar como as discussões apresentadas por Moran (1997), que apresentam discussões pertinentes à proposta em epígrafe. Na sequência, promoveu-se uma Gincana Cultural numa Escola Municipal do Cel. Fabriciano/MG; a fim de demonstrar as possibilidades do uso das mídias, de forma dinâmica, motivadora, prazerosa, etc., conjuntamente com o ensino da cultura afro-brasileira. Assim, através das possibilidades e desafios para o ensino da cultura afro-brasileira via utilização dos recursos midiáticos, almeja-se contribuir para uma discussão no âmbito educacional capaz de satisfazer as diretrizes e normas curriculares para o ensino fundamental. Na oportunidade, frisa-se a importância da formação continuada de professores para que novas maneiras de ensinar e aprender se efetivem no âmbito das escolas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.