EFEMÉRIDE, DEMANDAS DO PRESENTE E USOS PÚBLICOS DO PASSADO: A CATARSE DO FILME AINDA ESTOU AQUI (2024) COMO REPRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA DA DITADURA BRASILEIRA
Resumen
O artigo aborda a catarse do filme Ainda Estou Aqui (2024) como uma representação pública da história da ditadura no tempo presente que, ao tematizá-la, não apenas contou uma determinada narrativa acerca do período através da linguagem cinematográfica, mas levantou no espaço público - alcançado milhões de pessoas - uma importante reflexão sobre memória, trauma, luto, esquecimento, reparação e justiça, enfatizando a importância das políticas de memória sobre o período, com ênfase para o papel da Comissão Nacional da verdade (CNV). Em diálogo com as discussões da história do tempo presente, da historiografia sobre a ditadura no Brasil e da história pública, o texto interpreta o filme como produto cultural inserido em um cenário de batalhas de memória sobre o período. Nesse cenário de disputas, diferentes usos públicos e políticos do passado e da memória são realizados, confluindo e se chocando, a fim de elaborar interpretações distintas que buscam dar inteligibilidade a esse passado recente, especialmente em momentos de efeméride como no qual o filme foi lançado, que marcou o aniversário de sessenta anos do golpe que instaurou a ditadura no Brasil.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Ana Carolina Machado

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.











English
Español (España)
Português (Brasil)