Produção, consumo e comércio nas Vilas do Rei
Palabras clave:
Capitania do Rio Grande do Norte. Vilas. Produção. Comércio. Exportação.Resumen
A historiografia econômica colonial do Rio Grande do Norte privilegiou o estudo e as narrativas acerca da pecuária e, quando muito, da produção de farinha e algodão. Todavia, de acordo com a análise dos mais variados mapas de produção, consumo e exportação aqui apresentados, outra realidade se configura. Sendo assim, o objetivo desse texto é analisar, em linhas gerais, a variedade de produtos e gêneros, produzidos, consumidos e exportados pela Capitania do Rio Grande do Norte, a partir da documentação das vilas litorâneas e sertanejas existentes na Capitania, a partir de 1760 a c.1827.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.