Escola para que? Escola para quem? Os primeiros passos da instrução pública no Piauí (1730-1824)

Autores/as

  • Marcelo de Sousa Neto Universidade Estadual do Piauí

Palabras clave:

Instrução Pública, Educação, Colônia

Resumen

Discutir a instrução formal no Brasil durante o período colonial e imperial mesmo considerando o crescente número de pesquisas é ainda empreitada desafiadora, em virtude da escassez de fontes e informações divergentes na literatura sobre o tema. O mesmo desafio é sentido quando refere ao cenário piauiense. Dessa forma, deu-se relevância neste texto às discussões acerca dos primeiros e trôpegos passos da Instrução Pública formal no Piauí, por meio de suas primeiras Aulas Régias, utilizando como referências, além da literatura existente sobre o tema e a legislação vigente no período, a documentação pertencente ao Arquivo Público do Estado do Piauí (APEPI) e a documentação pertencente ao acervo do Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa (AHU), diálogo que possibilitou novos olhares a respeito da história da educação no período, bem como a reflexão sobre outras dimensões do tecido social local.

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Biografía del autor/a

Marcelo de Sousa Neto, Universidade Estadual do Piauí

Professor Adjunto do Curso de História da Universidade Estadual do Piauí - UESPI.

Pós-Doutor em História (UFPI), Doutor em História (UFPE), Mestre em Educação (UFPI), Graduado em História (UESPI) 

Publicado

17-10-2015

Cómo citar

DE SOUSA NETO, M. Escola para que? Escola para quem? Os primeiros passos da instrução pública no Piauí (1730-1824). Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 15, n. 35, p. 260–283, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/5487. Acesso em: 22 jul. 2024.