As fomes do sertão: aproximação das ideias de fome em Vidas secas e Triste partida
Palabras clave:
Fome. Vidas Secas. Triste PartidaResumen
O presente estudo objetivou aproximar as ideias de fome apresentada por Graciliano Ramos em Vidas Secas com aquela presente no poema Triste Partidade Patativa do Assaré. Para isso fez-se necessário discutir a noçáo de fome, elencar os cenários em que a fome é apresentada em Vidas Secas e em Triste Partida para por fim, aproximar a fome retratada nas duas obras. Os textos foram analisados através da técnica de análise temática, por reduçáo dos textos em paráfrases segundo proposto por Jovchelovitch e Bauer (2003). Mediante os resultados das análises das obras, observamos a correlaçáo nas seguintes categorias: o medo da fome e animalizaçáo do homem. O medo da fome foi apresentado através da escassez de alimentos, de memórias amargas do passado e falta de chuva. Também, em ambas as obras literárias verificou-se a perda da dignidade humana, sendo os personagens moralmente humilhados pelas condições severas que a seca os impõe, chegando a animalizá-los. Por fim, depreendemos que a fome foi relatada como uma condiçáo extrema de vida humana, que manifesta-se também nas obras de arte, que guardam em si sempre uma reflexáo sobre a condiçáo humana. Explorar este fenômeno através da literatura permite conhecer nuances - da agonia, do sofrimento e, também, da solidariedade - que náo raro passam despercebidas em análises puramente científicas.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.