A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso?

Autores/as

  • Edson Kayapó Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA
  • Tamires Brito Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Palabras clave:

Lei 11.645/08, pluralidade étnico-cultural, educação interétnica.

Resumen

O artigo analisa as possibilidades de inovação no estudo da história e cultura indígena nas escolas brasileiras, buscando romper com o silenciamento e os preconceitos produzidos pelo Estado, pela sociedade e pela escola ao longo do tempo. No bojo dos debates, será analisado o percurso e os dispositivos ideológicos que produziram as concepções de extermínio e inferioridade sociobiológica, bem como serão apresentadas as possibilidades de construção de outras histórias que coloquem sob suspeita a historiografia oficial, possibilitando a efetivação da Lei 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena nas escolas de nível médio e fundamental.

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Publicado

17-10-2015

Cómo citar

KAYAPÓ, E.; BRITO, T. A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso?. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 15, n. 35, p. 38–68, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7445. Acesso em: 21 nov. 2024.