Diáspora africana: travessia atlântica e identidades recriadas nos espaços coloniais
Palabras clave:
Tráfico de escravos, Identidades culturais, EscravidãoResumen
O presente trabalho analisa as condições com que eram transportados e embarcados os escravos captados na África Centro Ocidental que tinham como destino as colônias americanas. Abordamos questões relacionadas às formas com que eram tratados esses corpos, que se configuravam como importantes mercadorias do circuito comercial do Império Ultramarino Português. Consideramos as viagens como relevantes etapas do processo de recriaçáo das identidades africanas, transformadas em funçáo da diáspora. Analisamos em nosso artigo as condições de transporte e aprisionamento dos escravos, relacionando os momentos anteriores ao cativeiro americano como espaços onde africanos de origens diversas encontraram alternativas para estabelecer uma comunicaçáo, e dar início à construçáo de novas identidades.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.