Escravidão, sujeição e fronteiras: Mato Grosso, Moxos e Chiquitos do setecentos
Palabras clave:
Escravidão. Fronteiras. Mato Grosso.Resumen
Durante o século XVIII ocorreu um grande número de fugas de escravos africanos e descendentes do Mato Grosso para regiões do Império Espanhol situadas no lado oeste dessa capitania. A documentação da época apresenta um aumento nas reclamações por parte dos representantes da coroa portuguesa em relação ao crescimento dessa fuga no último quartel do século. É possível conjecturar que interessasse às missões a presença de mão-de-obra de escravos devido aos seus conhecimentos tecnológicos e o hábito delas utilizarem mão-de-obra escrava africana.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.