A japonologia de Lafcadio Hearn
Resumo
Este artigo tem como tema a japonologia (campo do orientalismo que estuda a cultura japonesa) de Lafcadio Hearn (1850-1904), buscando identificar o contexto no qual o autor conduziu suas pesquisas e quais foram as principais influências sobre seu trabalho (Percival Lowell e Fustel de Coulanges), assim como a natureza das conclusões que tirou sobre a cultura japonesa. Para isso definiremos o conceito de “japonologia” e abordaremos o “estado da arte” desse campo existente no momento em que Hearn conduzia suas pesquisas, e posteriormente faremos uma análise de seus livros Glimpses of Unfamiliar Japan (1894) e Japan: An Attempt at Interpretation (1904).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.