MILES ET PAGANUS: apontamentos acerca dos efeitos do Exército Romano sobre as populações locais
Palavras-chave:
Exército, Roma, AbastecimentoResumo
O tema sobre o qual discorreremos neste trabalho faz parte da pesquisa em andamento de uma iniciaçáo científica com bolsa pelo CNPq integrada ao projeto O Abastecimento Militar Romano durante o Principado no Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UNICAMP, sob orientaçáo do Prof. Dr. Pedro Paulo Abreu Funari. A iniciaçáo científica tem como objetivo discorrer sobre a Revolta de Boudica e o Abastecimento Militar (annona militaris) na Bretanha Romana no século I d.C., e insere-se dentro do campo de estudos da chamada Romanizaçáo (o fenômeno que pressupõe o bárbaro adquirindo características romanas, e se tornando, ao final deste processo, romano). Como uma das origens dessa revolta estaria nos abusos de militares para com as populações bretás (talvez celtas) da Ilha, foi necessário também estudar sobre a relaçáo entre o soldado (miles) e o civil (paganus).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.