"Diz-me como trajas, dir-te-ei quem és!"
Palavras-chave:
Traje tradicional, Moda, AdornoResumo
O traje é como que um bilhete de identidade de quem o enverga. Dá-nos informações acerca do género, da idade, do estatuto sócio-económico e profissional. Tem funções utilitárias, simbólicas e mágicas. Através do seu estudo é possível apreender o modo de vida, os usos, costumes e tradições de uma determinada regiáo. Com este estudo de caso percorre-se o traje tradicional no Concelho de Alcanena nos finais do século XIX, princípios do século XX, contextualizando-o em termos técnicos, históricos, funcionais, sociais e económicos. O concelho de Alcanena situa-se na província do Ribatejo (Portugal) e pertence ao distrito de Santarém.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.