A QUALIDADE DE VIDA EM CAMPINA GRANDE SOB A ÓTICA DO “RESIDIR E VIVER” NA ÚLTIMA DÉCADA

Autores

  • Elisângela Silva Porto
  • Ângela Ramalho
  • Daniel Bovo L. Arnaud Mendes

Resumo

No cerne das questões urbanas relativas às cidades como expressão de sociedades livres, plenas de vida, inteligência e justiça, encontra-se a relação entre as cidades e a natureza que, para além das necessidades práticas e imediatas da vida humana, envolve o entendimento do modo de interação entre as relações humanas e o mundo natural no espaço urbano. Assim, o presente artigo discute a qualidade de vida sob o aspecto do “residir e viver”, tendo como recorte geográfico, a cidade de Campina Grande - PB, analisada através de três dimensões: caracterização ambiental; caracterização sociodemográfica e mobilidade urbana. As ferramentas metodológicas utilizadas foram o estudo descritivo; pesquisa bibliográfica e tabulação de dados em gráficos. As fontes usadas foram, o Plano de Mobilidade de Campina Grande, o sítio observatório da cidade; e entrevistas com funcionários da STTP – Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos; além de publicações bibliográficas do tema. Como conclusão, apresenta avaliações de vulnerabilidade socioambiental e o nível de qualidade de vida na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Silva Porto

Professora adjunta do curso de engenharia de produção da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG e atualmente doutoranda no programa de pós-graduação em recursos naturais também da UFCG. 

Ângela Ramalho

Professora do Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

Daniel Bovo L. Arnaud Mendes

Discente do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande.

Downloads

Publicado

12-12-2023

Como Citar

SILVA PORTO, E. .; RAMALHO, Ângela .; L. ARNAUD MENDES, D. B. . A QUALIDADE DE VIDA EM CAMPINA GRANDE SOB A ÓTICA DO “RESIDIR E VIVER” NA ÚLTIMA DÉCADA. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 23, n. 46, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/34816. Acesso em: 22 dez. 2024.