A QUALIDADE DE VIDA EM CAMPINA GRANDE SOB A ÓTICA DO “RESIDIR E VIVER” NA ÚLTIMA DÉCADA
Resumo
No cerne das questões urbanas relativas às cidades como expressão de sociedades livres, plenas de vida, inteligência e justiça, encontra-se a relação entre as cidades e a natureza que, para além das necessidades práticas e imediatas da vida humana, envolve o entendimento do modo de interação entre as relações humanas e o mundo natural no espaço urbano. Assim, o presente artigo discute a qualidade de vida sob o aspecto do “residir e viver”, tendo como recorte geográfico, a cidade de Campina Grande - PB, analisada através de três dimensões: caracterização ambiental; caracterização sociodemográfica e mobilidade urbana. As ferramentas metodológicas utilizadas foram o estudo descritivo; pesquisa bibliográfica e tabulação de dados em gráficos. As fontes usadas foram, o Plano de Mobilidade de Campina Grande, o sítio observatório da cidade; e entrevistas com funcionários da STTP – Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos; além de publicações bibliográficas do tema. Como conclusão, apresenta avaliações de vulnerabilidade socioambiental e o nível de qualidade de vida na região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.