CULTURA E CARTOGRAFIAS IDENTITÁRIAS NO OUTONO DO MEDIEVO DE JOHAN HUIZINGA

Autores

  • Pávula Maria Sales Nascimento

Resumo

No início do século XX quando ainda era latente a emergência de uma “História Cultural”, o historiador holandês Johan Huizinga (1872-1945) surge como uma voz dissonante a traçar os hábitos, emoções e a vida dos homens na Europa entre os séculos XIV e XV. O presente trabalho tem como objetivo problematizar a recepção dualista de Huizinga acerca do medievo onde a mesma carrega em si os elementos que delineiam a concepção deste historiador acerca da História, entendida como uma atividade do espírito que se projeta sobre as fontes que o passado produziu. Relativizando certezas e reconhecendo as contradições da disciplina histórica, buscaremos identificar as marcas e contornos identitários dos homens do medievo cartografados por Huizinga em seu trabalho mais conhecido: O Outono da Idade Média.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pávula Maria Sales Nascimento

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em História, Cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Atualmente é professora assistente da Unidade Acadêmica de História da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Downloads

Publicado

12-12-2023

Como Citar

SALES NASCIMENTO, P. M. . CULTURA E CARTOGRAFIAS IDENTITÁRIAS NO OUTONO DO MEDIEVO DE JOHAN HUIZINGA. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 23, n. 46, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/34819. Acesso em: 22 dez. 2024.