A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NO ROMANCE AS MULHERES DO MEU PAI DE AGUALUSA

Autores

  • Gabriela da Paz Araújo
  • Rosilda Alves Bezerra

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar o romance do escritor angolano José Eduardo Agualusa, observando a transitividade cultural como elemento presente em As mulheres do meu pai. Nesse sentido, serão consideradas as relações entre sociedade e literatura, na perspectiva de identificar os elementos que possibilitam a construção identitária das personagens. A história de Angola servirá de suporte para a compreensão da sociedade angolana apresentada por Agualusa. Nesse sentido, pretende-se observar aspectos relevantes que caracterizam questionamentos acerca das fronteiras estabelecidas sobre a identidade e dos valores impostos como universais. O estudo fundamenta-se, sobretudo, na análise das personagens que transitam através da construção de suas próprias identidades, a partir de interação com outras culturas. A fundamentação teórica será baseada nos estudos de Hall (2005), Granja (2009), Macedo e Chaves (2007), Bezerra (2011).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela da Paz Araújo

Aluna da graduação em Letras da Universidade Estadual da Paraíba – Centro de Humanidades - Guarabira. (Bolsista PIBIC/ PROPESQ) http://lattes.cnpq.br/7497193869116454

Rosilda Alves Bezerra

Profª Drª /UEPB/PIBIC/PROPESQ

Downloads

Publicado

12-12-2023

Como Citar

PAZ ARAÚJO, G. da .; ALVES BEZERRA, R. . A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NO ROMANCE AS MULHERES DO MEU PAI DE AGUALUSA. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 23, n. 46, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/34820. Acesso em: 22 dez. 2024.