TRAJETÓRIA HISTÓRICA DE FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES

Autores

  • Giovanna de Aquino Fonseca Araújo

Resumo

Sabe-se que as concepções das identidades dos sujeitos não foram as mesmas no decorrer dos período históricos. Na verdade os episódios culturais, sociais, políticos e econômicos acabaram por legitimar essas concepções valorativas. Essa a tese que abordaremos no presente texto. Para tanto, fizemos uma breve discussão acerca do entendimento da formação das identidades dos sujeitos, na antiguidade, no medievo, na modernidade e pós-modernidade. Enfocamos os aspetos de desterritorialização e de pluralidade inerentes à formação da multiplicidade dos sujeitos atuais, diante das clivagens e fusões do mundo global multicultural contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanna de Aquino Fonseca Araújo

Pós doutora em História pela Universidade Federal de Campina Grande, doutora em História Social pela Universidade Federal da Bahia, e em História Contemporânea pela Universidade do Minho. Professora do Sitema Municipal de Ensino em Campina Grande-PB e em Pocinhos-PB. Atualmente atua na coordenação de Educação Patrimonial Sistema Municipal de Ensino em Campina Grande-PB. 

Downloads

Publicado

12-12-2023

Como Citar

AQUINO FONSECA ARAÚJO, G. de . TRAJETÓRIA HISTÓRICA DE FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 23, n. 46, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/34822. Acesso em: 5 jul. 2024.