TRAJETÓRIA HISTÓRICA DE FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES

Autores/as

  • Giovanna de Aquino Fonseca Araújo

Resumen

Sabe-se que as concepções das identidades dos sujeitos não foram as mesmas no decorrer dos período históricos. Na verdade os episódios culturais, sociais, políticos e econômicos acabaram por legitimar essas concepções valorativas. Essa a tese que abordaremos no presente texto. Para tanto, fizemos uma breve discussão acerca do entendimento da formação das identidades dos sujeitos, na antiguidade, no medievo, na modernidade e pós-modernidade. Enfocamos os aspetos de desterritorialização e de pluralidade inerentes à formação da multiplicidade dos sujeitos atuais, diante das clivagens e fusões do mundo global multicultural contemporâneo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Giovanna de Aquino Fonseca Araújo

Pós doutora em História pela Universidade Federal de Campina Grande, doutora em História Social pela Universidade Federal da Bahia, e em História Contemporânea pela Universidade do Minho. Professora do Sitema Municipal de Ensino em Campina Grande-PB e em Pocinhos-PB. Atualmente atua na coordenação de Educação Patrimonial Sistema Municipal de Ensino em Campina Grande-PB. 

Publicado

12-12-2023

Cómo citar

AQUINO FONSECA ARAÚJO, G. de . TRAJETÓRIA HISTÓRICA DE FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 23, n. 46, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/34822. Acesso em: 5 jul. 2024.