As memórias da imigração no Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
Memória, Identidade, EtnicidadeResumo
Este artigo tem por objetivo refletir acerca da relaçáo entre memórias e identidades étnicas partindo de pesquisa empírica realizada pelas autoras entre descendentes de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. Pretende-se salientar o quanto às identidades étnicas e os processos interativos étnicos dialogam com as memórias e seus agenciamentos, conforme observado pelas narrativas dos "italianos" no sul do Brasil. Trata-se, em suma, de processos de negociaçáo e de elaboraçáo de fronteiras adscritivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.