A diáspora gaúcha e catarinense para o Paraná e a representação do "lugar do futuro": a (re)invenção da região Sudoeste entre 1940-1970
Palavras-chave:
Diáspora, Representação, Memória, Marcha para Oeste, Sudoeste do ParanáResumo
Revisitar os discursos e as práticas sociais que promoveram a reinvençáo do Sudoeste do Paraná como representaçáo do espaço, no período de 1940 a 1970, permite revelar como ocorreu o processo de criaçáo de novos sentidos e de novas formas para essa regiáo. Por isso, compreender quais os discursos e os contextos sócio-políticos, culturais e econômicos que ativaram o poder e o saber de representaçáo desse espaço como "lugar do futuro", especialmente, para a migraçáo de gaúchos e catarinenses é o objetivo desse trabalho. Por meio do resgate da memória de migrantes, buscamos compreender a instituiçáo de uma nova geografia da distribuiçáo espacial dos sentidos e de poder, dos significados e das funções da representaçáo, situada no contexto geopolítico da Marcha para Oeste do governo Getúlio Vargas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.