A contribuição de Ferdinand de Saussure para a compreensão e análise de dados em aquisição da linguagem escrita

Autores

  • Danielle Belarmino de Lima
  • Sonia Cristina Simões Felipeto

Palavras-chave:

Escrita colaborativa. Erros singulares. Estruturalismo linguístico.

Resumo

A aquisição de linguagem, seja oral ou escrita, vem sendo objeto de estudo de muitos pesquisadores, que, em comum, carregam em si o desejo de explicar como uma criança passa a dominar uma língua em todos os seus aspectos, o que resulta em diferentes tipos de abordagens. No que concerne à aquisição de linguagem escrita e, mais precisamente, os erros ortográficos, vários estudiosos seguem, em parte, um mesmo caminho, o de tratar os erros de forma homogeneizada e o de excluir de suas análises os que fogem das classificações existentes. No entanto, o presente trabalho tem por objetivo analisar justamente esses erros que, considerando seus aspectos e especificidades particulares, se caracterizam como um tipo de dado que propicia um recanto adequado à compreensão de um modo de análise que vem sendo construído, ao longo da história da área de Aquisição da Linguagem, a partir da contribuição de Ferdinand de Saussure, que influenciou o estruturalismo linguístico e os estudos de Roman Jakobson, linguista que impulsionou as pesquisas em aquisição. Este trabalho adota, portanto, os processos metafóricos e metonímicos como ferramentas de análise de dados. Nosso corpus foi constituído por um manuscrito produzido por uma dupla de alunos que cursava o 2° ano do ensino fundamental em uma escola particular da cidade de União dos Palmares, no Estado de Alagoas. O dado escolhido foi selecionado para a pesquisa por conter equívocos que nos chamaram a atenção por sua singularidade. Os resultados mostram que por meio de uma análise voltada para o funcionamento das relações internas da linguagem (relações sintagmáticas e paradigmáticas, polos metafóricos e metonímicos), possibilitada pela teoria saussuriana e de Jakobson, conseguimos detectar o que determina o aluno em sua escrita quando produz erros singulares, pois, no caso específico, observarmos que a criança foi levada através do polo metafórico e da homofonia a registrar a palavra “grlarda”, no lugar de “guarda”.

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Publicado

30-10-2016

Como Citar

DE LIMA, D. B.; SIMÕES FELIPETO, S. C. A contribuição de Ferdinand de Saussure para a compreensão e análise de dados em aquisição da linguagem escrita. Revista Odisseia, [S. l.], n. 10, p. p. 35 – 44, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10665. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos